terça-feira, 5 de junho de 2012

Falha sísmica pode abalar o Monte Fuji


De acordo com um estudo encomendado pelo governo japonês, sismologistas da Universidade de Tóquio descobriram uma falha ativa logo abaixo da montanha, que fica cerca de 100 quilômetros a oeste de Tóquio. Caso ela venha a se mover novamente, é possível que partes da montanha se soltem e deslizem na direção de Gotemba, cidade localizada entre o Monte Fuji e o Oceano Pacífico.
foto:


Em alerta desde o terremoto de março de 2011, o Japão encontrou uma nova falha que pode ameaçar uma de suas principais atrações turísticas e símbolo nacional, o Monte Fuji. De acordo com um estudo encomendado pelo governo japonês, sismologistas da Universidade de Tóquio descobriram uma falha ativa logo abaixo da montanha, que fica cerca de 100 quilômetros a oeste de Tóquio.

Os cientistas não conseguiram detalhes de quando foi seu último movimento, mas acreditam que ocorreu há cerca de um milhão de anos. Caso ela venha a se mover novamente, é possível que partes da montanha se soltem e deslizem na direção de Gotemba, cidade localizada entre o Monte Fuji e o Oceano Pacífico. A pesquisa também mostrou que seu último deslizamento ocorreu cerca de 3.000 anos atrás. Agora, o próximo passo será determinar se a falha poderia afetar uma atividade vulcânica em potencial ou vice-versa.

Fonte: Revista Horizonte Geográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário